Celebrando a "Journée Internationale de la Francophonie"

Fonte: eurocid.mne.gov.pt
No dia 20 de março, comemora-se a Journée Internationale de la Francophonie, uma data especial para celebrar a língua francesa e a riqueza cultural dos países francófonos. O dia foi escolhido por ser o dia da fundação da Organização Internacional da Francofonia (OIF) em 1970. Este dia integra igualmente uma inciativa da ONU, criada em 2010, para celebrar a diversidade linguística e cultural. 

Nas bibliotecas escolares, podemos explorar esta diversidade através de livros, filmes e música em francês. Que tal descobrir um autor francófono ou aprender uma expressão típica? A língua francesa é falada por milhões de pessoas em todo o mundo, e esta é a oportunidade perfeita para celebrar a sua beleza e importância.


Destacamos alguns livros incríveis que te vão transportar para o mundo francófono:

📚 "Le Petit Nicolas" ("O pequeno Nicolas") de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé – Uma série de histórias divertidas e ternurentas sobre as aventuras de Nicolas, um menino cheio de imaginação, e os seus amigos.

📚 "Babar" ("História de babar") de Jean de Brunhoff – As histórias do elefante Babar, que conquistou o coração de crianças em todo o mundo, são um clássico da literatura infantil francófona.

📚"Martine" ("Anita") de Gilbert Delahaye e Marcel Marlier – A série "Martine" acompanha as aventuras de uma menina curiosa e corajosa, com ilustrações encantadoras. 

📚"Le petit prince" ("O Pequeno Príncipe") de Antoine de Saint-Exupéry – Um clássico atemporal que encanta leitores de todas as idades.
📚 "Le bossu de Notre-Dame" ("O Corcunda de Notre-Dame") de Victor Hugo – Este clássico transporta-nos para o coração de Paris no século XV.
📚 "L'étranger" ("O Estrangeiro") de Albert Camus – Uma reflexão profunda sobre a existência humana.
📚 "Le tour du monde en quatre-vingts jours" ("A Volta ao Mundo em 80 Dias") de Jules Verne – Uma aventura clássica que continua a encantar leitores.
📚"La nuit" ("A Noite") de Elie Wiesel – Um relato comovente sobre o Holocausto, escrito por um autor francófono.

Junta-te a nós nesta celebração e explora o mundo francófono através das nossas estantes!